sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PORQUE MEU ALUNO NÃO LÊ?

Verifica-se que os problemas e dificuldades de aprendizagem dos alunos são crianças com agressividade, auto-estima rebaixada, sentimento generalizado de rejeição, crianças de renda familiar muito baixa. E cada dia aumenta o número de crianças que não conseguem aprender a ler e a escrever nas séries iniciais do Ensino Fundamental, fato este que vai se estendendo as séries posteriores por conta da progressão continuada que na maioria das vezes, atribui somente ao aluno a culpa PA elo seu fracasso escolar.

Em alguns lares desorganizados, a crianças não recebe dos adultos a assistência material que necessita para atenderas exigências da escola com relação a deveres escolares e obediência ao horário da entrada. Além das causas ligadas ao lar e a escola, o comportamento do aluno em alguns casos estão ligados a características do próprio indivíduo.

As crianças dependem muito dos adultos para que tenha uma escolaridade satisfatória. Em alguns casos existe também cumplicidade do professor que não consegue descobrir quais são as dificuldades enfrentadas pelos alunos e não buscam saber como é o seu cotidiano.

RELATÓRIO DA OFICINA PRESENCIAL DO PROGRAMA (GESTAR II) LINGUA PORTUGUESA

No dia vinte e quatro de novembro 109 foi realizada com sucesso a oficina presencial do programa – GESTAR II – Língua portuguesa referente a TP5, iniciamos com dinâmica discursiva, tendo como objetivo a produção e exposição oral de texto coletivos, introduzindo com a mesma o estudo do tema Coerência e coesão o qual foi objetivo de discussão.

O material teoria da TP5 foi exposto em data show o qual foi bastante questionado, exemplificado e complementado com situação relacionadas em sala de aulas a participação dos cursistas foi satisfatória.

O segundo momento destinada a apresentação de trabalhos realizados pelos cursistas com base nos círculos de estudo, avançando na prática, desenvolvimento dos projetos etc. a troca de experiência é sempre fundamental nas oficinas presenciais.

Encerremos com um texto refletivo, distribuição de lembranças com mensagens de auto-estima e introdução ao próximo estudo.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PROFESSORES E PROFESSORAS

Professores e Professoras


Autor: Celson Antunes

A autor caracteriza professores como aqueles que procuram inova suas aulas provocando em seus alunos anseio em aprender, raciocínio crítico dentre outros conhecimentos. Formando estes para vida capazes não só depende de repetir, mais de criar e entender o que está acontecendo a sua volta.
Já os professores são aqueles que estão enraizados a prática passadas que talvez ainda não enxergaram as novos tempos e a capacidade dos alunos, anseio pelo novo.
Explicas o que é em ensinar e aprender em algumas vezes pensa-se que está ensinando mas na verdade está ensinando mas na verdade está instituindo, isso acontece quando o professor não provoca em seus alunos questionamentos que o levem a refletir além do conteúdo repassado. Dentre outros assuntos importantes faz-nos refletir sobre as praticas pedagógicas aplicadas em sala de aula.

RELATÓRIO DA OFICINA PRESENCIAL DO PRESENCIAL DO PROGRAMA-GESTAR II,

RELATÓRIO DA OFICINA PRESENCIAL DO PRESENCIAL DO PROGRAMA-GESTAR II, DESTINADA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO LARGO DO PIAUÍ.

O presente relatório tem como objetivo relacionar as atividades realizadas no Estudo da tp4. A mesma realizou-se no dia 24 de outubro de 2009 no percurso de oito horas na Unidade Escol ar Euvídio Nunes no povoado costa do mesmo Município. Iniciamos super-atrasados tendo como causa, problemas no transporte que iria nos conduzir até o local. Devido esse atraso alguns cursistas de comunidades mais distantes acabaram desistindo.
Mas apesar de tudo nosso estudo foi excelente, os professores a cada encontro levam mais novidades de suas turmas, novas experiências e desafios a serem vivenciados pelo grupo.
Os temas letramento e diversidade cultural e a unidade mergulho no texto foram os mais discutidos de referência Porque meu aluno não Lê? Foi uma polêmica a discussão ferveu.
Tomamos um espaço e exploramos juntos todos os materiais da Prova Brasil na área de língua portuguesa, observando os descritores fonte principal no estudo dos textos, os cursistas questionaram bastante como também apresentaram muitas idéias de como trabalhar e preparar melhor nossos alunos para esse desafio.
Trabalhamos com o tema dos projetos que os cursistas estão sugerindo, todos deram dicas falaram de suas experiências e o mais importante é que todos os temas tem como base os conteúdo das TPs.