quarta-feira, 22 de julho de 2009

APRECIAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO:VARIANTES LINGÜÍSTICAS(TP1)

APRECIAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO
(TP1)
VARIANTES LINGUÍSTICAS
As variedades linguísticas trabalhadas na TP1 vieram varrer, ou seja, clarear aquilo que estava perpetuado em nossa prática pedagógica com relação à linguagem. Foi um momento de reflexão para nós, professores de língua portuguesa, questionar-nos a respeito da nossa atuação na construção da linguagem.
A pergunta é: Estou por acaso inserido no grupo daqueles que despejam regram gramaticais nas aulas de português? Estou valorizando demais a norma culta sem dar oportunidade às variações linguísticas existentes na nossa língua? Respeito meu aluno, sua cultura, seu dialeto, sua realidade?
O estudo dessa TP nos deu oportunidades para grandes mudanças com maiores perspectivas, acreditando em um retorno eficaz junto aos nossos alunos, alunos esses que estão expostos ao grande preconceito lingüístico, que em sua maioria destrói sonhos, afastam-nos do meio, da socialização e ainda mais nos faz acreditar que não somos gentes e por isso não temos direitos iguais, inibindo-nos até de lutar pelos nossos objetivos.
É necessário que essa barreira entre norma culta e demais variações seja trabalhada de forma coerente com a nossa realidade, sabendo que nenhuma é pior ou melhor que a outra, ambas devem ser respeitadas e valorizadas. Devemos ensinar aos nossos educandos suas diferenças e valores. A norma culta deve ser trabalhada na escola de forma que o aluno possa dominá-la aos poucos, pois ela é a mais adequada em certas situações de comunicação, como em concursos, vestibulares, seminários, uma vez que no Brasil a norma padrão é a culta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário