sábado, 13 de junho de 2009

MEMORIAL

SONHOS E LEMBRANÇAS SÃO PEDAÇOS DE VIDA.A LEMBRANÇA DOS TEMPOS PASSADO,EM SEUS INSTANTES DE DOR OU DE ALEGRIA,CONTRIBUI PARA RETEMPERAR NOSSAS FORÇAS E PARA FAZER DE NOSSA ESTRUTURA INTERIOR UM BLOCO COMPACTO E SÓLIDO,PREPARADO PARA ENFRENTAR AS CIRCUNSTÂNCIAS DO PRESENTE E AS INCERTEZAS DO FUTURO.
MAS AS COISAS FINDAS,
MUITO MAIS QUE LINDAS,
ESSAS FICARÃO.
(Carlos Drummond de Andrade)

MEMORIAL
Meu pai,minha estrutura,meu herói foi a peça principal que me instruiu com simplicidade a leitura de mundo.Eu e meus irmãos esperávamos ansiosos o pôr-do-sol e com ele a vinda do nosso pai que chegava da labuta da roça fadigado,cansado mas com um sorriso tranqüilo que aquecia nossa alma,depois da pequena ceia abríamos com ele a enorme Bíblia Sagrada que fora do meu avô,tinha gravuras muito coloridas e ele ia nos contando histórias,parábolas,provérbios,enquanto fazíamos a leitura não-verbal escalando com o olhar aquela maravilha,este fora o meu primeiro contato com as palavras,com as frase,com os textos e meu primeiro livro.
Esse contato,essa socialização da leitura em família motivou-me e alimentou o meu sonho do tão e grande esperado dia de poder ir a escola,aquele dia seria uma grande realização.O que foi mais interessante na minha primeira aula?Foi a forma como a professora nos ensinou o alfabeto e os números naturais,não tínhamos livros,ela rabiscou as letras na lousa e nos ensinou uma melodia com o nome de todas elas,quando saímos da aula já estavam todas decoradas,com os números não foi muito diferente,usou sementes diferenciadas para cada número uma semente guardamos-as o ano inteiro,aquela professora era nossa deusa.
Com o decorrer das aulas algo me intrigou,a professora só ditava regras e transmitia conhecimentos como receita de bolo,quando alguém da turma se pronunciava,imediatamente ele dava sinal para que parasse e só obedecesse,durante todo o meu ensino fundamental menor isso foi se repetindo com todos os professores que estudei e afetou bastante meu desenvolvimento participativo no que diz respeito a questionar,opinar,discordar,etc. Acredito eu que ainda são marcas desse tratamento.
Minha escola não tinha biblioteca,nenhum espaço para pesquisa isso causou um grande vazio na minha aprendizagem apesar disso as aulas de leitura eram muito ricas,as histórias culturais e folclóricas da minha cidade eram repassadas oralmente pela minha mestra,despertando-me a curiosidade pela cultura,costumes,a língua,enfim minha realidade.
Meus professores de infância?Lembro-me de todos com muito carinho, a professora da 1ª série era fonte de inspiração para toda a turma,eu sonhava em usar óculos e saia curtinhas iguais as delas,seus charutos que exibia em plena sala de aula para mim era um charme,quanta ousadia.Não posso esquecer a mestra como queria ser chamada a professora da 4ª série,quando nossa turma ficava desenfreada,dá pra imaginar? Ela soltava gritos horrendos e batia bruscamente com o apagador na mesa,que terror!
Existem duas disciplinas que desde a época do meu ensino fundamental até hoje por alunos e professores e são vistas principalmente em cidades pequenas onde a cultura é pobre,como inúteis e fáceis,qualquer pessoa consegue conduzi-las mas foi com minha professora dessas áreas(Artes e Ensino Religioso)que encontrei o direcionamento para minhas conquistas,através da arte eu descobri a forma de percepção,de olhar o outro e sentir o mundo ao meu redor,a religião para a vida me estruturou,me deu segurança e vontade de buscar o novo e partir para novas descobertas.
Alguns livros didáticos com os quais eu tive acesso em época de escolaridade até os dias atuais discordo da maioria,alguns trazem conteúdos relacionados a uma outra realidade que não encaixam com a nossa,a questão é que na maioria das vezes nós professores não sabemos adequar esse material a nossa realidade,nosso meio.
Como sempre fui loucamente apaixonada pela arte da palavra que é a poesia,durante o meu ensino médio um dos textos que marcou minha trajetória como leitora foi a”Canção do Exílio”de Gonçalves Dias.O autor com sua expressão poética nacional,caracterizando um ambiente tipicamente brasileiro por meio da descrição da natureza,a saudade,o amor,a terra natal,ele fala tudo aquilo que a gente gostaria de expressar pro mundo inteiro.
O ensino superior relacionado ao curso e a instituição na qual me graduei não corresponderam com as minhas expectativas,os professores não eram preparados para instruir os alunos e os alunos não tinham capacidade de conduzir seminários em todas as áreas em que erámos cobrado, pois as fontes de pesquisas como biblioteca,internet,tudo muito restrito e aquele curso foi muito pequeno ficando muito a desejar em nossa aprendizagem.
Atualmente a leitura,ela entra pronta em nossa casa,a TV,internet,etc.São exemplos disso,percebe-se a dificuldade que temos principalmente os mais jovens de explorar a leitura de revistas,jornais,obras literárias e outros matérias possíveis,as vezes me pego criando desculpas para fugir desse processo como tempo,dinheiro para comprar livros,acesso a internet,eu me defino assim,”descansada” mas tenho consciência que sempre preciso ler mais,conhecer mais e descobrir mais e mais,pois só através do conhecimento podemos crescer,nos destacar em todas as áreas e conhecer o mundo ao nosso redor.

Um comentário:

  1. Que texto belo! Você escreve bem, tem um jeito para contar que nos prende! Gostei, viu?
    Parabéns! E... que bom que se lembra dos seus professores do ensino fundamental. Eu não consigo me lembrar de todos eles... Nem da professora da 1a série! É mole? rs.
    E gostei muito do jeito que sua família a introduziu no mundo letrado! Parabéns ao seu pai!
    Beijo

    ResponderExcluir