segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Apreciação crítica da Obra Literária; Obra: A Moreninha. autor: Joaquim Manoel de Macedo

Autor: Joaquim Manoel de Macedo
Obra: Amorenhinha

Joaquim Manoel de Macedo nasceu no rio de janeiro, em 1820. Em 1814, mesmo ano em que se forma em medicina pela faculdade do rio de janeiro, publica seu primeiro romance escrito por ele e primeiro romance lido por mim. (Essa obra representa todo o esquema e desenvolvimento dos romances românticos iniciais) a descrição de costumes da sociedade carioca, suas festas.
Macedo foi por excelência, o escritor da classe média carioca, que se apunha a aristocracia rural. Sua obra tinha o gosto burguês, seus romances eram povoados de jovens estudantes idealizados e puros, foram essas e outras características que me fizeram gosto, por livros literários.
No enredo encontramos Augusto, estudante de medicina o qual gaba-se de ser inconstante no amor e firma uma aposta com Felipe: Se ate 20 de agosto tive amado uma só mulher durante mais de 15 dias, será obrigado a escrever um romance sobre tal acontecimento.
É véspera de Stª Ana, Felipe leva seus amigos: Augusto, Leopoldo e Fabrício para passar a festa na casa de sua avó, numa ilha na Bahia de Guanabara. Lá, dançando com Carolina, a moreninha, o estudante acaba se apaixonado, mas tanto ele quanto ela evitam render-se ao amor. Cada um é impedido por um juramento feito na infância, depois de muito desencontro e confusões acaba por descobrir que era as duas crianças que um dia, na praia haviam jurado amor eterno.com o reconhecimento, a felicidade Augusto paga a aposta escrevendo o romance A Moreninha.
Não existe nenhuma garota com idade de Caroline que não se apaixone ou não queira viver uma história como essa, hoje com dobro da idade daquela época agradeço a mim mesma por ter escolhido um bom livro para iniciar o meu hábito por livros literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário