terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ANALISE LITERÁRIA.

Analise Literária

Obra: Macunaíma
Autor: Mario de Andrade

Macunaíma, esse anti-herói da literatura brasileira, foi criado a parti de uma pesquisa do autor sobre as lendas amazônicas, o personagem idealizado é um deus indígena, que na verdade reúne em si o bem e i mal.
O “Herói sem nenhum caráter” do Macunaíma de Mario de Andrade (publicado em 1928) é uma síntese de raças e culturas e distintas e representa simultaneamente o povo brasileiro e o homem latino americano. Caracteriza –se assim pela diversidade, colhida da mescla de lendas e tradições das meias variadas regiões do pais: Sincero e mentiroso, malandro e otário, calórico e espírita, também freqüenta a macumba e vive pensando em encontrar uma panela de dinheiro enterrado.
A linguagem da obra funde temas indígenas, africanos, gírias e ditados populares, arcaimos e regionalismo, incorporando elementos na fala á literatura, enquanto sua própria estrutura de composição lembra o folclore. Macunaíma é uma obra exemplar da prosa experimentalista da primeira geração modernista, em sua dimensão de nacionalismo o antropofágico, critico e criativo.


FORMADORA: Socorro David.

Nenhum comentário:

Postar um comentário