quarta-feira, 8 de julho de 2009

APRECIAÇÃO CRÍTICA DE UM TEXTO TEÓRICO(CONHECIMENTOS DE LITERATURA)

Arte é aquele conhecimento mais da delicadeza, não é? Fazer sozinha miudinha de papel de papel, cinzeiro no dia das mães... Eu outro dia ganhei... [ri] É não? [Olha, sonda um pouco minha expressão...] É? Diga que eu não sei e vou bestando... Não sei dessas coisas não, meu negócio é mesmo o que o pessoal bota o nome de prendas do lar. Bom, mas... Basta. Não sei bem como é a coisa de escola... O que eu faço é trazer menino, apanhar menino... Reunião aqui é quase nunca e quando tem, mão vou. Vou lá ouvir reclamação que eu não dou conta! Mas se a dona moça me pede assim, quer ouvir uma coisa qualquer da gente, eu não me faço de rogada... Como é mesmo a pergunta? Ah! Quando eu ia dizendo que a arte é um trabalho assim mais maneiro, é que é assim mesmo. Pode até não ser, mas parece. È aquele trabalho que não é a luta de todo dia.Ta certo que tem uns que lutam com isso mas... Arte é um que fazer assim que inventa uma alegriazinha, a senhora compreende? quer dizer, trabalho mesmo não é, que trabalho é como uma dor. E escola também. Pros pobres é. A gente acostuma porque é a vida e... Vai indo, vai indo... Pedir. Ali, sim: arte eu não sei. Não é isso das festas na escola? Acho que na escola não carece disso, não. Essa arte, não. Os meninos precisam ir levando jeito pra agüentar o trabalho daqui de fora. Se fica muito animado, aquela coisa frouxa, eles amolecem e... Aqui fora isso vinga, não (LINHARES, 2003, P. 99).
TEMA: CONHECIMENTOS DE LITERATURA
Esse depoimento é de uma mãe de aluno ao responder uma professora sobre o que significa arte para ela, contribui bastante para refletirmos sobre o conceito de literatura. Arte é um trabalho? Sim mas um trabalho diferente, mais maneiro, mais alegre. Detectada a diferença, reconsidera-se o antes afirmado: Arte não chega a ser trabalho, já que não é luta de todos os dias. Arte é “delicadeza’’ que amolece o homem, mas fora da escola não vinga, ou seja, não alcança sucesso.
O conceito emitido por essa mãe se faz presente em inúmeras famílias brasileiras, daí a grande deficiência em nos tornar e construir leitores admiradores de arte. Contrariamente á conclusão que chegou a mãe, pensamos encontrar se aqui o principal motivo para a permanência da arte, uma de suas manifestações mais privilegiadas, a literatura.
O pensamento da mãe é o mesmo da maioria da grande massa do nosso país os não privilegiados que vêem a escola como preparação para o trabalho que é tão difícil, sofrimento do cotidiano, onde o homem torna-se máquina apenas.
È preciso sensibilizar mais, comprovar que a literatura não pertence mais somente à elite e não deve ser usada apenas como objeto de culto; culto do estilo, do “bem escrever”, ela pertence a todos nós e se faz presente em nosso dia-a-dia por isso, faz-se necessário e urgente o letramento literário, empreender esforços no sentido de dotar o educando da capacidade de se apropriar da literatura, tendo dela experiência literária.
Comentário Crítico do Artigo
Formadora: Socorro David
Biografia.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Secretaria de Educação Básica- Brasília:

Nenhum comentário:

Postar um comentário