quarta-feira, 8 de julho de 2009

APRECIAÇÃO CRÍTICA LITERÁRIA DA OBRA LIRA DOS VINTE ANOS DO AUTOR:ÁLVARES DE AZEVEDO

ALVARES DE AZEVEDO
UM POETA ADOLESCENTE
Se o romantismo, como disse alguém, foi um movimento de adolescência, ninguém o representou mais tipicamente no Brasil. O adolescente é muitas vezes um ser dividido não raro ambíguo, ameaçado de dilaceramento, como ele em cuja personalidade literária se misturam a ternura casimiriana e nítidos traços de pervensida: desejo de afirmar e submisso temor de menino amedontrado; rebeldia dos sentidos, que leva duma parte á estrema idealização da mulher e, de outra, á lubricidade que a degrada.
(Antônio Cândido)
O adolescente de que fala Antônio Cândido não teve tempo para amadurecer se tivesse vivido mais tempo, sua poesia talvez tivesse ultrapassado a moda byroniava. Álvares de Azevedo é a principal expressão da geração ultra-romântica de nossa poesia, mesmo com a limitação da idade, produziu a melhor obra de seu tempo: Um livro de poesia lírica ( Lira dos Vinte anos ) Obra essa que foi preparada pelo próprio autor, que a dividiu em três partes;
A primeira parte é constituída por poemas sentimentais, de um confessionalismo pungente e ingênuo. A mulher idealizada, anjo ao mesmo tempo virginal e lúbrico, amor desejado, porém não experimentado, feito de desejos, sonhos e frustrações.
A segunda parte abre-se com advertência: Cuidado, leitor, ao voltar esta página! Aqui dissipa-se o mundo visionário e platônico.
Sob o signo de caliban, gnomo monstros o que personifica as forças brutas e primitivas, desenvolve-se uma poesia irônica e mesmo sarcástica. A evasão pelo sonho dá lugar à confissão realista do romântico entediado, ao culto do spleen e dos vícios (charutos, conhaque etc.) e até mesmo á paródia satírica da poesia ultra-romântica.
Na terceira parte volta-se ao tom e aos temas da primeira parte: poesia visionaria e platônica, amor e morte, a mulher idealizada em sonhos, delírios eróticos.
Álvares de Azevedo conseguiu em sua trajetória de vida desafiar o maior mistério, a morte e associar ao amor que se fez fruir em toda sua obra, o movimento ultra-romântico no qual se destacou é exemplo real para os nossos jovens que não esperam a margem, mas que protestam contra as injustiças sociais das quais somos vítimas.
Comentário da Obra: Lira dos Vintes Anos
(Álvares de Azevedo)
Formadora: Socorro David

Um comentário:

  1. Socorro, você sabe que há uma identificação entre a adolescente que fui e o da Lira de Álvares de Azevedo?! rs. Romântica entediada, misteriosa, sensual, rebelde. rs.

    Boa dica de leitura, só faltou a apreciação crítica.

    Beijos

    ResponderExcluir