quarta-feira, 22 de julho de 2009

RELATÓRIO DO TERCEIRO ENCONTRO DO ROGRAMA (GESTAR II)DESTINADO AO ESTUDO DAS UNIDADES III E IV DA TP1

RELATÓRIO DO III ENCONTRO DO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA DESTINADO À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CAMPO LARFO DO PIAUÍ.
NINGUÉM LIBERTA NINGUÉM
NINGUÉM SE LIBERTA SOZINHO:
OS HOMENS SE LIBERTAM EM COMUNHÃO.
(PAULO FREIRE)
O presente relatório tem como objetivo relatar o trabalho realizado no encontro presencial do Programa Gestar II de Língua Portuguesa, o qual aconteceu no dia 18/07/09 e foi presidido pela formadoera Maria do Socorro David Oliveira, na Unidade Escolar Helvídeo Nunes, no Povoado Costa, anexo do polo oficial do Gestar, no município de Campo Largo do Piauí.
Iniciamos às 8h com leitura do texto "Nóis Mudemo" com o qual retomamos as discussões das unidades I e II da TP1 (variantes linguísticas). Na oportunidade, fizemos a exploração do painel do III encontro, que trazia a mensagem: "os que voam mais alto, descobrem novos horizontes" GESTAR II – língua portuguesa, em sua estrutura havia vários pássaros voando sobre uma paisagem bem eclética com a qual adequamos a linguagem verbal e a não-verbal à discussão e à interpretação da mensagem.
Foi entregue aos cursistas uma pequena apostila contendo todos os resumos das unidades III e IV da TP1, as quais foram socializadas pelo grupo. O item "avançando na prática" não foi possível devido ao período de recuperação e férias em que as escolas estão vivendo, mas foi discutida a apreciação crítica das unidades estudadas no encontro anterior e expostas pelos cursistas.
A oficina realizada foi a sugerida ao final da TP1. Todos produziram e explanaram suas idéias com a ajuda da formadora. A troca de experiência foi satisfatória.
Encerramos o encontro com uma dinâmica positiva ao incentivo à coletividade, à parceria de todos, e direcionarmos ao estudo do próximo encontro, distribuimos a epígrafe do início do relatório em um cartãozinho bastante carinhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário