quarta-feira, 22 de julho de 2009

APRECIAÇÃO CRÍTICA LITERÁRIA:IRACEMA(JOSÉ DE ALENCAR)

IRACEMA
EXEMPLAR MAIS PERFEITO DA PROSA POÉTICA NA FICÇÃO ROMÂNTICA.
A LITERATURA NACIONAL, QUE OUTRA COISA É SENÃO A ALMA DA PÁTRIA, QUE TRANSMIGROU PARA ESTE SOLO VIRGEM COM UMA RAÇA ILUSTRE, AQUI IMPREGNOU-SE DA SEIVA AMERICANA DESTA TERRA QUE LHE SERVIU DE REGAÇO:E CADA DIA SE ENRIQUECEU AO CONTATO DE OUTROS POVOS E AO INFLUXO DA CIVILIZAÇÃO?
(JOSÉ ALENCAR-SONHOS D`OURO)
Em Iracema, obra escrita em terceira pessoa, temos um narrador-observador, isto é um narrador que caracteriza os personagens a partir do que pode observar de seus sentimentos e de seu comportamento.
O episódio é marcado pelo encontro entre o índio e o branco, representados pelos protagonistas, Martim que representa o colonizador português e Iracema os nativos da terra brasileira.
A narrativa é caracterizada por elementos nacionalistas e indianistas conforme percebemos a protagonista através de aspectos da natureza brasileira e os elementos do romantismo Europeu, de acordo com os quais Iracema se aproxima da concepção romântica européia da mulher___ A mulher anjo, virgem, delicada, bela... que se sacrifica pelo homem por quem se apaixona,Martim.
Entre os personagens principais podemos citar Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira, é um mito fundador da nacionalidade. Caracterizada por elementos da "cor local" (principalmente nos traços físicos) e por elementos do romantismo europeu (nos traços psicológicos).
Martim, personagem histórico e literário, o viajante estrangeiro que tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas, representa o colonizador, o europeu civilizado cujo amor por Iracema, cuja amizade por Poti, transforma em conciliação entre o branco e o índio o processo de colonização do Brasil. Moacir, o filho do sofrimento, a criança levada a Europa e trazida de volta ao ceará, representa, na obra, o primeiro brasileiro.
Destacam-se como personagens secundários Poti, o Índio poliguara cuja aliança com os portugueses aparece no romance como amizade por Martim; Araquém o terceiro da tribo tabajara, pai de Iracema; Caubi, o "senhor dos caminhos", irmão de Iracema, Irapuã, chefe dos tabajaras e batuirité, o avô de Poti.
A presença de belas imagens visuais, a sonoridade, o ritmo, a cadência de poética de Iracema aliam-se ao levantamento de termos, costumes e rituais como principais características da linguagem do livro.
Um livro no qual enfatizamos o caráter épico e idealizador dos elementos da "cor local" fundamentalmente o índio e a natureza__ que aparece por uma superposição de imagens e de comparações originais, adequadas á sugestão do nascimento de um novo mundo, Alencar queria criar uma nova língua que repercutisse com inteireza a sua dimensão heróica, lendária poeticamente expressa em Iracema.
Sem dúvida José de Alencar foi o principal romancista brasileiro da fase romântica e soube associar muito bem a prosa da poesia, nesta obra são evidentes as semelhanças entre Iracema e a poesia indianista de Gonçalves Dias, a idealização do índio como o "bom selvagem", vivendo em perfeita harmonia com a natureza, a idealização da " raça americana" formada pelo intercurso dos elementos da linguagem descrita, através do uso contínuo da analogia.


Obra Literária: Iracema
Autor: José de Alencar
Comentário: Socorro David

Um comentário: